04 maio 2005

Seminário da Física na UFMT marca cem anos dos trabalhos de Einstein

Nesta quinta-feira, às 9h, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UFMT

O Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) da UFMT realiza nesta quinta-feira, 5/5, o Seminário ‘Movimento Browniano’.

O evento começará às 9h, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UFMT e a será apresentado pelo professor Silvio Roberto de Azevedo Salinas. Salinas é professor titular do Instituto de Física da USP.

A programação faz parte das comemorações dos Cem anos dos Trabalhos de Albert Einstein, observa o coordenador do curso de Mestrado em Física da UFMT, Alberto Sebastião de Arruda.

O movimento browniano, como diz o nome, foi descoberto, em 1827, pelo botânico inglês Robert Brown (1773-1858) e mais tarde serviu como uma das evidências da existência do átomo.

Brown fez sua descoberta ao perceber que grãos de pólen na água efetuavam movimento rápido e caótico, sem direção preferencial. ´´A causa deste movimento está relacionada com a natureza discreta do gás atmosférico; o ar não á um fluido uniforme, mas e formado de moléculas´´, explica documento do Laboratório de Estrutura da Matéria, da USP.

Em 1905 Einstein definiu a teoria exata desse movimento, que foi provado em 1909 pelo físico e químico francês Jean Perrin.
(Assessoria de Imprensa da UFMT)

Nenhum comentário: