Escolas das redes públicas estaduais, municipais e distritais de todo o país interessadas em participar poderão se inscrever até o dia 30 de setembro
As inscrições devem ser encaminhadas à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Bloco L - 5º Andar - Brasília (DF), CEP 70047-900.
O prêmio tem por objetivo aperfeiçoar o aprendizado das ciências da natureza e da matemática, integrado às demais áreas do conhecimento, bem como a incorporação da prática e da reflexão científica na vida escolar e social de adolescentes, jovens e adultos, com a participação das escolas de ensino médio das redes públicas.
O Prêmio Ciências no Ensino Médio 2005 irá selecionar, classificar e premiar 27 projetos inovadores sobre o aprendizado das ciências da natureza e da matemática, sendo 26 estaduais, um do Distrito Federal e três de abrangência nacional.
Poderão apresentar propostas as 16.200 escolas - ou grupo de escolas - das redes públicas que mantenham regularmente turmas de alunos em todas as séries do ensino médio.
Premiação - Na categoria de premiação estadual e do Distrito Federal, os 27 projetos selecionados receberão um prêmio no valor de R$ 20 mil cada um. Na categoria de premiação nacional, serão selecionados três projetos, que receberão prêmios no valor de R$ 60 mil cada um.
Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); das instituições de ensino superior; do Ministério de C&T; e da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).
Os prêmios serão entregues aos vencedores numa solenidade a ser realizada em Brasília, no dia 6 de dezembro, que contará com a participação do ministro da Educação, do secretário de Educação Básica do MEC e de outras autoridades educacionais.
Prêmio 2004 - A edição do Prêmio Ciências no Ensino Médio 2004 teve a participação de 120 projetos de todo o país. Dos projetos selecionados, três deles merecem destaque.
O Projeto Xadrez, do Centro de Ensino Médio 404, de Santa Maria, no Distrito Federal, idealizado para modificar a realidade precária da escola e para trabalhar a interdisciplinaridade de forma inteligente e alegre.
O Projeto Ambiental Rio (Con) Vida, da Escola Monsenhor Vicente Freitas, Pombal (PB), ressaltou a importância da preservação do meio ambiente ensinando, ao mesmo tempo, biologia, geografia, história, língua portuguesa e química aos alunos.
A idéia era mostrar que o rio Piancó-Piranhas, que banha a cidade, faz parte da história da comunidade e é a maior fonte de renda da população do município. O projeto, além de envolver todos os alunos do ensino médio, permitiu que a escola estabelecesse parcerias com diferentes instituições.
O Projeto Rádio Escola, do Liceu do Conjunto Ceará, Fortaleza (CE), foi formulado para ajudar os alunos com dificuldade em física. Com atividades práticas, capazes de permitir aos estudantes melhor compreensão dos fenômenos físicos, foi criada uma pequena emissora, que passou a ser utilizada na escola como instrumento interdisciplinar por três áreas do conhecimento. A rádio possibilitou também maior integração entre a escola e a comunidade.
Segundo Pedro Tomaz, consultor pedagógico do Departamento de Políticas do Ensino Médio da SEB, "o prêmio é um importante instrumento de estímulo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas para o ensino das ciências da natureza e da matemática no ensino médio".
"Estamos seguros da boa receptividade por parte dos alunos e professores para uma expressiva participação na edição 2005 do prêmio", concluiu.
(José Leitão, da Assessoria de Comunicação do MEC)
As inscrições devem ser encaminhadas à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Bloco L - 5º Andar - Brasília (DF), CEP 70047-900.
O prêmio tem por objetivo aperfeiçoar o aprendizado das ciências da natureza e da matemática, integrado às demais áreas do conhecimento, bem como a incorporação da prática e da reflexão científica na vida escolar e social de adolescentes, jovens e adultos, com a participação das escolas de ensino médio das redes públicas.
O Prêmio Ciências no Ensino Médio 2005 irá selecionar, classificar e premiar 27 projetos inovadores sobre o aprendizado das ciências da natureza e da matemática, sendo 26 estaduais, um do Distrito Federal e três de abrangência nacional.
Poderão apresentar propostas as 16.200 escolas - ou grupo de escolas - das redes públicas que mantenham regularmente turmas de alunos em todas as séries do ensino médio.
Premiação - Na categoria de premiação estadual e do Distrito Federal, os 27 projetos selecionados receberão um prêmio no valor de R$ 20 mil cada um. Na categoria de premiação nacional, serão selecionados três projetos, que receberão prêmios no valor de R$ 60 mil cada um.
Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); das instituições de ensino superior; do Ministério de C&T; e da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).
Os prêmios serão entregues aos vencedores numa solenidade a ser realizada em Brasília, no dia 6 de dezembro, que contará com a participação do ministro da Educação, do secretário de Educação Básica do MEC e de outras autoridades educacionais.
Prêmio 2004 - A edição do Prêmio Ciências no Ensino Médio 2004 teve a participação de 120 projetos de todo o país. Dos projetos selecionados, três deles merecem destaque.
O Projeto Xadrez, do Centro de Ensino Médio 404, de Santa Maria, no Distrito Federal, idealizado para modificar a realidade precária da escola e para trabalhar a interdisciplinaridade de forma inteligente e alegre.
O Projeto Ambiental Rio (Con) Vida, da Escola Monsenhor Vicente Freitas, Pombal (PB), ressaltou a importância da preservação do meio ambiente ensinando, ao mesmo tempo, biologia, geografia, história, língua portuguesa e química aos alunos.
A idéia era mostrar que o rio Piancó-Piranhas, que banha a cidade, faz parte da história da comunidade e é a maior fonte de renda da população do município. O projeto, além de envolver todos os alunos do ensino médio, permitiu que a escola estabelecesse parcerias com diferentes instituições.
O Projeto Rádio Escola, do Liceu do Conjunto Ceará, Fortaleza (CE), foi formulado para ajudar os alunos com dificuldade em física. Com atividades práticas, capazes de permitir aos estudantes melhor compreensão dos fenômenos físicos, foi criada uma pequena emissora, que passou a ser utilizada na escola como instrumento interdisciplinar por três áreas do conhecimento. A rádio possibilitou também maior integração entre a escola e a comunidade.
Segundo Pedro Tomaz, consultor pedagógico do Departamento de Políticas do Ensino Médio da SEB, "o prêmio é um importante instrumento de estímulo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas para o ensino das ciências da natureza e da matemática no ensino médio".
"Estamos seguros da boa receptividade por parte dos alunos e professores para uma expressiva participação na edição 2005 do prêmio", concluiu.
(José Leitão, da Assessoria de Comunicação do MEC)
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