05 junho 2005

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bianual promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC, e visa discutir e divulgar questões relacionadas à pesquisa em Educação em Ciências.

Sua quinta edição será realizada de 29 de novembro a 03 de dezembro de 2005, em Bauru, no Estado de São Paulo.

Objetivos

Os principais objetivos do V ENPEC são:

  Reunir pesquisadores em Educação em Ciências, particularmente nas áreas de Física, Química e Biologia, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências;
  Favorecer a interação dos pesquisadores em Ensino de Física, Biologia e Química e áreas afins.

Atividades do Evento

Conferências, mesas redondas e debates; apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa; eleição da nova diretoria e discussão de assuntos da ABRAPEC. Estamos estudando a possibilidade de realizar nos três dias anteriores ao evento a Primeira Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências, destinada a mestrandos e doutorandos da área.

Público Alvo

  Interessados na pesquisa em Educação em Ciências (particularmente Ensino de Física, Química e Biologia) sem distinção entre professores pesquisadores da educação básica (Ensino Fundamental e Médio) e da Educação Superior (Ensino superior) ou entre professores e estudantes;
  Estudantes de pós-graduação em ensino de Física, Química e Biologia;
  Formadores de professores pertencentes a universidades, instituições de ensino superior e institutos de pesquisa;
  Pesquisadores em ensino de ciências e áreas afins.

Participação

Somente com apresentação de trabalhos de pesquisa (i.e., que resultem em produção de conhecimento na área), individuais ou em colaboração, inéditos ou reapresentações, oralmente ou em painel (“pôster”); artigos já publicados em revistas não serão aceitos. Também não serão aceitos relatos de experiências ou de produção de material instrucional.

Áreas Temáticas

1. Ensino/Aprendizagem de Ciências
2. Formação de professores de Ciências
3. Filosofia, História e Sociologia da Ciência no ensino de Ciências
4. Educação em espaços não-formais e divulgação científica
5. Tecnologia da informação, Instrumentação e difusão tecnológica
6. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino de Ciências
7. Linguagem, cognição e ensino de Ciências
8. Alfabetização Científica e Tecnológica e ensino de Ciências
9. Comunidade, práticas e políticas educacionais

Formato de Apresentação

Os interessados em participar poderão submeter trabalhos relacionados a uma das áreas temáticas. Os trabalhos submetidos serão avaliados às cegas por dois pareceristas, os quais indicarão se o trabalho será aceito no formato pôster ou comunicação oral. Todos os trabalhos selecionados e apresentados no evento serão publicados na íntegra nos Anais do Encontro. Cada pesquisador poderá apresentar no máximo dois trabalhos como autor, entretanto, não serão limitadas as apresentações como co-autor.

Inscrições

As inscrições para o evento (somente com apresentação de trabalho) serão realizadas on-line, no período de 05 de junho a 31 de julho de 2005.

As taxas de inscrição (R$ 100,00 para sócios da Abrapec com anuidade paga até 2005 e R$ 200,00 para não sócios da Abrapec) deverão ser encaminhadas até 31 de julho em cheque nominal a Roberto Nardi, no seguinte endereço;

Roberto Nardi – Abrapec
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
Faculdade de Ciências – UNESP – Campus de Bauru
Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n
Campus Universitário – Vargem Limpa
CEP 17. 033 - 360 – BAURU – São Paulo
Caixa Postal 473

Esta taxa será devolvida em caso de não aceitação do trabalho, porém não o será em caso de desistência a menos de um mês do início do evento. Co-autores interessados em participar do evento deverão também fazer a inscrição e pagar a taxa de inscrição nas mesmas condições.

Observação: a taxa de inscrição dará direito apenas ao programa do Encontro e a um exemplar das Atas; a organização do evento buscará apoio para reduzir as despesas de hotel e alimentação dos participantes, mas não é ainda possível assumir qualquer compromisso nesse sentido; não há possibilidade de apoio para despesas de viagem.

Participantes do exterior poderão efetuar o pagamento da inscrição quando do início do evento.

Demais orientações sobre o evento e encaminhamento de trabalhos estarão disponibilizadas a partir de segunda-feira, 05/06/2005, na homepage da ABRAPEC: http://www.fc.unesp.br/abrapec

Sugestão de Mesas Redondas, Cursos, Conferências etc.

Solicitamos dos associados da Abrapec e demais pesquisadores da área sugestões de temas e nomes para comporem e/ou ou coordenarem mesas redondas, conferências, cursos, encontros, grupos de trabalho e demais atividades deste V ENPEC. As sugestões deverão ser encaminhadas até 31 de julho para abrapec@fc.unesp.br, aos cuidados da Comissão Organizadora do V ENPEEC.

Comissão Organizadora Nacional – Diretoria da Abrapec

* Presidente: Dr. Roberto Nardi (UNESP)
* Vice-Presidente: Vivian Leyser da Rosa (UFSC)
* Secretário Executivo: Oto Néri Borges (UFMG)

  Secretário Adjunto: Edenia Maria R. Amaral (UFRPE)

  Representante da Região Norte: Teresinha Valim O. Gonçalves (UFPA)

* Representante da Região Nordeste: José Luis de Paula B. Silva (UFBA)
* Representante da Região Centro-Oeste: Célia Maria S. G. Sousa (UnB)
* Representante da Região Sudeste: Clarice Sumi Kawasaki (USP)
* Representante da Região Sul: Marco Antonio Moreira (UFRGS)

Bauru, 02 de junho de 2005.
A Comissão Organizadora

Nenhum comentário: